Potencial eólico da Minas é 3,5 vezes maior que Belo Monte
Minas Gerais tem potencial para produzir energia eólica de até 40 gigawatts (GW), uma capacidade 3,5 maior do que a projetada para a usina hidrelétrica de Belo Monte, que deve ser construída no Pará, segundo um mapeamento divulgado nesta sexta-feira pela Cemig. O Atlas Eólico de Minas Gerais, apresentado pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, levantou a velocidade dos ventos nas áreas com altura acima de 100 metros do solo. Segundo o estudo, a região mineira com maior potencial para a instalação de parques eólicos é o Norte do estado. Ao longo da Serra do Espinhaço, a partir de Sete Lagoas em direção ao Norte, se concentram os ventos com velocidade capaz de gerar eletricidade.

O levantamento vai orientar empreendedores e investidores que tenham interesse em investir no potencial mineiro. A energia eólica é uma das mais limpas do mundo e cresce no mundo a taxa de 30% ao ano, segundo o Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council - GWEC). Ele é apontada como uma das alternativas às tradicionais, como o carvão mineral, óleo e gás.

A Cemig foi a primeira empresa do país a operar usinas eólicas, com a construção da Usina Morro do Camelinho, na cidade mineira de Gouveia, em 1994.

fonte: Portal Uai
foto: Agnello

............................................................................................................................................................................................................................................