17º dia da Expedição Espinhaço Ponta a Ponta de Bicicleta, Fabiano Zig
Trecho: parque Estadual Grão Mogol - Parque Estadual Serra Nova - Serranópolis

Assim que sai de Grão Mogol sentido a cidade de Riacho dos Machados eu me deparo com o Parque Estadual Grão Mogol e logo de cara a Cachoeira Véu das Noivas.
Imediatamente eu escondo a Jack e fui tomar um refrescante banho gelado... Sensacional! A pedalada rendeu depois do banho e fui pela BR 251. Dormi na estrada num restaurante chamado de Chaleira Preta e continuei o pedal. Pedalar em BR é fogo, os veículos passam muito perto da gente, mas vamos que vamos.
Cheguei a Riacho dos Machados cedo e decidi esticar até Serranópolis de Minas, na qual a repórter da Inter TV me disse que era imperdível, e ela estava certíssima... No caminho para Serranópolis eu passei por Porteirinha e encontrei com os PORTBIKERS, uma galera apaixonada por pedal na região... Segui sentido Serranópolis por uma estrada de mais ou menos 18 km, com um maravilhoso por do sol e todo aquele clima de interior de Minas, simplesmente maravilhoso!!!
Cheguei a meu destino já era à noite e um morador da cidade me levou até a pensão de Dona Erotides, tudo lindo, limpo e aconchegante, ou seja, tudo que eu precisava depois de ter pedalado 102 km, recorde da expedição. Acordei cedo, tomei um café e fui a cachoeira do Talhado no Parque Estadual de Serra Nova. Muito lindo o rio Mosquito e toda região. Como o acesso do parque é muito fácil, eu tive que praticar o meu ecoturismo fortemente, pois havia pessoas sem muitas noções de comportamento em área de preservação. O dia me rendeu algumas fotos lindas, banhos refrescantes e um descanso merecido...
Já com a Jack prontinha sai de Serranópolis e entrei pelo vilarejo de Sanharol, um lugar lindo, cheio de casinhas com os seus currais e pomares e o Espinhaço ao fundo dando toda a proteção. Conheci o seu Valdemar que andava furioso com a raposa que comia as suas galinhas, pedalei forte no areais que era a estrada e cheguei à Cachoeira do Cerrado, linda com mais de 30 metros de queda d'água e uma água bem gelada.
O pessoal da região disse que são 7 quedas, um espetáculo da natureza! Bem próximo a cachoeira tem o bar de seu Zim, uma das figuras mais engraçadas e gentis que conheci na expedição, além de ter um humor refinado e de servir uma cervejinha geladíssima me deixou acampar ao lado de seu bar. Este dia eu pedalei pouco, mas conheci um lugar e pessoas incríveis como Chum, Brutus, Valter e Hildo que fizeram a festa naquela noite, afinal uma expedição tem que ter um rock'n roll também né?

Fabiano Zig


Veja fotos e saiba mais em: http://ow.ly/yHXGd
............................................................................................................................................................................................................................................